26.3.10

Resumindo: O que é estética - Gustavo Bomfim

A palavra estética foi utilizada pela primeira vez em uma tese de Alexander Baumgarten, nesta ele a relacionou com sentimento. Mais tarde, a estética foi considerada como uma ciência, sendo assim, existem três maneiras de abordá-la:
• Estético é o que se pode perceber através dos sentidos
• Estética é a ciência que estuda a beleza na arte da natureza e do ser humano
• Estética é a ciência que estuda a arte em geral
As ciências de espírito, como a política e a estética buscam a verdade através da convicção, por isso a estética é formada por diferentes teorias que muitas vezes entram em conflito. Segundo Platão, estética é o estudo do belo, os sentidos reconhecem apenas a aparência das coisas, ignorando sua essência. Já para Aristóteles, estética é o estudo da arte, ou seja, tem como objetivo o aperfeiçoamento da natureza, ignorando a idéia do belo.

Substituição dos exemplos:

1. Estética é a ciência que estuda o belo na natureza, nas atividades do homem e nos objetos de sua criação – está comprovado que o ser humano, mesmo que inconcientemente, tende a achar bonito bonito o que é proporcional e simétrico, sendo assim, demos como exemplo deste trecho a simetria.
2. Estética é a ciência que estuda a arte, onde estético é sinônimo de artístico – pensamos nas roupas conceituais, aquelas que não vão para venda, só servem para mostrar a “explosão se idéias” e que são, em sua maioria, arte.
3. Arte como mímese – a moda é cíclica, por exemplo, anos 80 está na moda. As roupas são criadas por releitura, mas podemos perceber que grande parte é cópia com adaptção às mudanças corporais.
4. O belo tem origem nos deuses e se manifesta através de características objetivas como proporção, ritmo, simetria, harmonia e “medida” – é basicamente o que foi dito no item 1, o ser humano tende a achar belo o que é simétrico, proporcional. “A beleza consiste na proporção das partes” (Aristóteles). Por esse motivo é importante criar roupas equilibradas: se tem muito volume em cima, devemos colocar uma peça inferior mais sequinha, por exemplo.
5. A poese artística objetiva o aperfeiçoamento da natureza, onde uma obra (de arte) é um “novo”, isto é, matéria conformada através do trabalho, para alcançar um fim – é um tema sendo transformado em roupa. Por trás de uma coleção existe um conceito, um tema, ou seja matéria conformanda através do trabalho.
6. Contrariando o conceito da beleza objetiva, a natureza do belo na filosofia de Plotino é justificada pela experiência subjetiva – é o que explica porque uma pessoa acha algo bonito e outra não. Além dos elementos gerais, como simetria, proporção, harmonia, existe a carga psicológica da pessoa, por exemplo, um certo tom de azul pode remeter algo ruim a alguém e algo bom a outro o que vai fazer o primeiro não gostar da roupa e o segundo adorar.
7. A forma simbólica da arte, quando a idéia ainda não encontrou na matéria expressão (formal) adequada – a fase da pesquisa, quando a coleção ainda não começou a ser desenhada, apenas pensada.
8. A forma clássica da arte, quando o equilíbrio entre a idéia e a material foi alcançado – é a coleção pronta em que a idéia ja se tranformou em produto.
9. A forma romântica da arte, onde a idéia ultrapassa a matéria – são as roupas conceituais. Nelas a idéia ultrapassa o produto. Em uma única peça há vários elementos que acabam fazendo com que ela não seja usável, mas que seja uma obra de arte.

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