12.5.10

Sobre Aristóteles:


Breve Biografia:

Nasceu em Estagira, na península macedônica da Calcídica. Filho de Nicômano, amigo e médico pessoal do rei Amintas 2o, pai de Filipe e avô de Alexandre, o Grande.

Aos 16 ou 17 anos, mudou-se para Atenas, então o centro intelectual e artístico da Grécia, e estudou na Academia de Platão, na qual permanecerá por 20 anos, inicialmente como discípulo, depois como professor até a morte do mestre, no ano 347 a.C.

Casou-se duas vezes, com Pítias e após seu falecimento, com Hérpilis, da qual nascerá Nicômaco, a quem dedicará posteriormente

o livro Ética a Nicômaco.

Em 343 ou 342 a.C, foi chamado para a corte do rei Felipe II, em Pela, como educador de seu filho Alexandre (356-323 a.C.). Em 335 a.C, voltou para Atenas, com Teofrasto, outro homem notável pelo saber.

Auxiliado sempre por Alexandre que o prestigiava

, fundou o Liceu, no ginásio do templo de Apolo Liceu. A escola se tornaria a rival e ao mesmo tempo a verdadeira herdeira da Academia platônica.

Oculto em uma sua propriedade em Cálcis, de Eub

ea, morreu aos 62 anos. Seu Liceu teve continuidade, assim como a Academia de Platão.

Principais Trabalhos:

-Ética a Nicômano

-Política

-Órganon

-Retórica

-A poética clássica

-Metafísica

-De anima (Da alma)

-O homem de gênio e a melancolia

-Magna Moralia (Grande Moral)

-Ética a Eudemo

-Física

-Sobre o Céu

Em sua obra completa podemos encontrar:

-Escritos lógicos: cujo conjunto foi denominado Órganon. O nome, entretanto, corresponde muito bem à intenção do autor, que considerava a lógica instrumento da ciência.

-Escritos sobre a física: abrangendo a hodierna cosmologia e a antropologia, e pertencentes à filosofia teorética, juntamente com a metafísica.

-Escritos morais e políticos: a Ética a Nicômaco, é dedicada

; a Ética a Eudemo, inacabada, refazimento da ética de Aristóteles, devido a Eudemo; a Grande Ética.

-Escritos retóricos e poéticos: a Retórica, a Poética.

As obras de Aristóteles - as doutrinas que nos restam - manifestam um grande rigor científico, sem enfeites míticos ou poéticos, exposição e expressão breve e aguda, clara e ordenada, perfeição maravilhosa da terminologia filosófica, de que foi ele o criador.

Pensamento Aristotélico:

Aluno de Platão, Aristóteles discordava de uma parte fundamental do pensamento filosófico de seu mestre . Enquanto Platão concebia dois mundos existentes: aquele que é apreendido por nossos sentidos, o mundo concreto, em constante mutação; e outro mundo, abstrato, o das idéias, acessível somente pelo intelecto, imutável e independente do tempo e do espaço material, Aristóteles, ao contrário, defende a existência de um único mundo: este em que vivemos. O que está além de nossa experiência sensível não pode ser nada para nós. Aristótel

es é considerado o criador do pensamento lógico (ou “pai” do pensamento realista ocidental). O filósofo também valorizava a inteligência humana, como a única forma de alcançar a verdade.

O que é o belo?

-O belo independe de sua relação com uma Beleza Essencial;

-A beleza, para Aristóteles, vem sempre acompanhada de uma escala comparativa;

-A beleza é uma propriedade do objeto;

-Rompe, portanto, com a idéia de Beleza Transcendental de Platão, seguindo uma linha de pensamento sensorial.

Onde o belo se encontra:

-Para Aristóteles o Belo se encontra naquilo que possui imponência e grandeza;

-É importante, porém, observar a proporção e a medida nesta grandeza.

-Ao contrário de Platão, Aristóteles acredita que a nature

za também pode ser caracterizada como bela.

-Podemos encontrar o belo naquilo que temos a possibilidade de experimentar de uma forma sensorial.

O que caracteriza o belo?

-Para este filósofo, o Belo tem como características essenciais a ordem, a harmonia e a grandeza.

-“Harmonia das Partes”: o combate aos resquícios do caos se refletem na presença de uma busca pelo equilíbrio da beleza.

-Aristóteles acredita que, se os sentidos “dizem” que algo é belo vamos, a partir daí, justificar o belo.

Análise de um objeto de moda:

Salinas - Verão 2010

O universo explorado pelo cineasta Pedro Almodóvar e suas personagens foram o tema abordado por Jaqueline de Biase na coleção em questão.

Para que into fosse possível, segundo Aristóteles, a estilista passou, primeiramente, por experiências sensoriais ao assistir aos filmes de Almodóvar que geraram sua interpretação estética e sua idéia emocional do que seriam as características do universo e das personagens criados pelo cineasta.

A partir disto, a estilista pode desenvolver peças que transmitem ao público estas sensações, através de formas, cores, dentre outros elementos.


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